

Release do festival
O Festival de Teatro para a Infância e Juventude nasceu do ideal de pessoas que fazem teatro há mais de 20 anos em Goiás, de levar uma das mais fascinantes manifestações artísticas mais perto do público infanto-juvenil.
Nós entendemos que o caráter lírico e lúdico do teatro se identifica fortemente com o universo das crianças, adolescentes e jovens, permeado por sonhos e fantasias, mas percebemos ao longo desses anos, que esse público, especialmente, as pessoas mais pobres, é privado do acesso ao teatro.
Pensando na necessidade de dar oportunidade a esse público de conhecer produções teatrais de qualidade, veio a ideia da realização de um evento voltado para essa faixa etária. Assim foi concebido o Festival de Teatro para a Infância e Juventude, concretizado a partir de financiamento conseguido através do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023, do Programa Goyazes do Governo de Goiás.
O Festival de Teatro para a Infância e Juventude acontece entre os dias 20 e 30 de junho nas cidades de Goiânia e Catalão, com apresentações teatrais e atividades de educação e formação artística, totalmente gratuitas.
Em Goiânia, o Festival acontece entre os dias 20 e 24 de junho e em Catalão, entre 25 e 30 de junho.
Durante os dias do evento, a comunidade em geral poderá participar de apresentações de espetáculos artísticos e de oficinas de iniciação artística. “O Festival de Teatro para a infância e a juventude visa sensibilizar e desencadear ações eficazes e dinâmicas capazes de despertar e envolver principalmente os jovens e crianças em processos culturais nos quais a criação, a discussão, a imaginação e a fantasia estejam presentes e contribuam para a construção de instrumentos de transformação da realidade” explica o coordenador geral do projeto Diogo Aguiar.
Em cada cidade, o Festival é organizado em duas ações articuladas e integradas, sendo elas:
- O Programa de Ações educativas, que consiste na realização de 8 oficinas para a difusão do conhecimento da linguagem teatral para comunidade e para o estreitamento das relações entre artista e público.
- A programação artística, que é o ponto alto do projeto e vai promover a apresentação de 15 espetáculos teatrais infanto-juvenis com temáticas cênicas, que exploram o lúdico e o brincar, como ponto de partida de comportamentos humanos criativos para melhor habitarmos este mundo. “Esse é o momento em que a arte celebra a comunidade humana e a vida no que ela tem de mais belo e dignificante”, explica o coordenador artístico do projeto Constantino Isidoro.
Na chamada pública do Festival foram inscritos 52 espetáculos de grupos de todas as regiões do país. Desses, 13 foram escolhidos pela curadoria realizada pelos diretores e professores de teatro Sandro di Lima e Arilton Rocha.
Outros três espetáculos Hamlet na Rua, História encaixotadas e Exemplos de Bastião, foram convidados e integram a programação do Festival.

Apoio Cultural:



